Viver Excelência

Manifesto

Ouço dizer por aí que a onda da qualidade passou, que é coisa do passado, da década de 80 e 90. Se qualidade é coisa do passado, por que os serviços, produtos, relacionamentos e entregas continuam ruins?

Essa comunidade tem um propósito muito claro: colocar pessoas e empresas no caminho da excelência, e a qualidade tem uma função muito importante nessa missão.

Por que excelência no lugar da qualidade?

A qualidade é o começo da excelência. Entregar com qualidade é fazer o melhor possível com os recursos que se têm para cumprir os requisitos combinados. Isso já é um desafio para maioria das pessoas, inclusive para mim.

Mas a excelência vai muito mais longe, a excelência não quer cumprir requisitos, ela quer que você se supere, que amanhã seja melhor que hoje, e que, daqui um ano, você olhe para trás e não compreenda como foi que um dia você entregava “aquela” qualidade.

Pense: você não vai mais atualizar procedimentos porque tem uma auditoria chegando, e sim porque os processos precisam ser melhorados para trazer mais resultados. Você não vai treinar alguém para registrar a evidência, mas para que esse ser humano se desenvolva e possa fazer mais. Não vai atender um requisito do cliente, vai atender uma pessoa (cliente), alguém que espera algo, e você vai surpreendê-lo com a entrega do seu trabalho.

A excelência muda o patamar do que é qualidade. Com excelência, entregar qualidade é indiscutível, é o mínimo, porque a excelência cria novas expectativas, sobe o nível do serviço e exige muito mais de você. Ela te desafia, te coloca em movimento e faz com que você busque a melhoria com alegria, todos os dias.

Mas lembre-se, Aristóteles já disse: “a excelência, não é um ato, é um hábito”; então não pense que ela surge gratuitamente, ou apenas de uma vontade. Esse hábito precisa ser cultivado, por isso nós estamos criando uma comunidade para cultivar práticas que nos levem a excelência.

Excelência ou perfeição?

Outra coisa importante é definir o que é perfeição e o que é excelência. Nesse ponto, preciso defender um ponto de vista em específico: o meu ponto de vista.

Perfeição é menor que excelência. O perfeito é perfeito segundo algum critério, parâmetro ou definição. Pense: isso é perfeito, ou seja, está no seu melhor. A excelência, diz que esse perfeito, amanhã, pode ser ainda melhor, e trabalha para que isso aconteça. Por esse motivo eu defendo que a perfeição é só uma vaidade, e que a excelência é um exercício disciplinado da busca da evolução, do novo, do melhor, e até mesmo do perfeito. Sempre sabendo que nunca chegaremos lá, mas que estamos sempre caminhando.

Mais que motivação

Esse não é um portal de motivação. Sim, a motivação é importante, e existem canais que só falam disso, aqui nós vamos abordar isso de vez em quando, mas não é nossa essência.

Eu acredito que a motivação sempre é interna, logo, ninguém motiva ninguém.

Sabe aquela frase batida: “Seja nota 10, o mundo está cheio de nota 7”. Você não vai ler isso aqui, aqui o 10 não é o limite, pois ainda virá o 11, 12, 50 mil, o dois milhões; e assim vamos, passo a passo.

Aqui, vamos falar de trabalho duro, de mudança, de esforço, entrega, comprometimento e resultado. Sempre com muita alegria. O trabalho é duro, mas ninguém disse que ele tem que ser chato. Ele PRECISA ser feito com alegria e ter um grande significado.

Por que trabalhar para excelência?

Eu não aguento mais produtos e serviços medíocres, qualidade duvidosa, atendimento frio e sem vida. Eu não quero mais a ausência completa de excelência e, muitas vezes, da simples qualidade. Eu não suporto mais um mercado onde quem entrega qualidade é diferenciado, porque a maioria das empresas não faz o básico!

Quero ter pessoas próximas a mim que busquem evoluir, melhorar todos os dias, quero mudar a minha vida, a minha família, a minha empresa, a minha cidade, meu país e se tudo correr conforme o planejado, o mundo todo.

Não aceito mais viver em um país que “não dá certo”, em uma sociedade na qual “não vale a pena lutar”. Não aguento mais as empresas em que “o produto é mais ou menos, mas o cliente paga, vai assim mesmo”.

Acredito que o único caminho para a prosperidade, para um Brasil que dá certo, empresas que dão certo, e pessoas que evoluem, é buscar a excelência com alegria, todos os dias, de verdade, e com o coração.

Jeison Arenhart de Bastiani

Idealizador do Viver Excelência, criador do Blog da Qualidade, co-criador do Qualiex e diretor executivo da ForLogic.